2 de agosto de 2010

Desde o meu ultimo post...

Ja fiz uma viagem de longo curso que me trouxe ate Hanoi e me deixou verdadeiramente deslumbrada com Hong Kong;
Vi tres filmes maravilhosos no aviao, de tal forma intensos que ainda nao consegui parar de pensar neles (destaque particular para o "The Echos of the Rainbow", um filme asiatico que ganhou o Crystal Bear for the Best Film no Berlin International Film Festival deste ano);
Senti o cansaco de horas infindaveis de voo ao ponto de achar que ia cair para o lado.

Mas hoje acordei e apercebi-me, uma vez mais, que o cansaco de uma viagem como esta em nada se compara com o proveito que dela podemos retirar. Chegamos a Hanoi ao final do dia de ontem. Fomos brindados com um calor e uma humidade insuportaveis. O normal, nesta epoca do ano. Tomamos um banho, jantamos e dormimos. Muito.

Logo pela manha fizemo-nos a estrada. Literalmente, e a pe. Decidimos deixar o hotel onde nos encontravamos hospedados em busca de um que fosse mais real, que fosse mais Hanoi, que fosse mais Vietnam. Saimos do Bairro Frances, contornamos a margem direita do Lago Hoan Kiem (lindo, lindo, lindo) e entramos no Bairro Antigo da cidade. Enquanto deambulavamos pelas ruas desconhecidas, sem rostos familiares (thank god) encontramos um hotel simplesmente maravilhoso, bem no seio do pulsar vietnamita. Recentemente inaugurado, acolhedor e cheio de gente simpatica, como se quer.

Almocamos tarde num restaurante local e decidimos explorar, novamente a pe, todo o bairro antigo da cidade. E um milagre estar a escrever este post, confesso. Juro que nao sei como sobrevivi a centenas e centenas de motos que vinham na minha direccao, ora da esquerda ora da direita e, normalmente, ao mesmo tempo. Nao sei como nao fui abalroada por uma delas, juro.

Visitamos o mercado de Dong Xuan e fomos quase ate a margem do Rio Vermelho. Faltou-nos apenas atravessar aquela ponte de ferro dancante banhada por passeios infectados com seringas e elasticos de abracos fortes.

Transito caotico, milhares de motos (ja tinha referido este facto?), buzinadelas e apitos pelas ruas tipicas onde se vende de tudo. E quando digo tudo, e mesmo tudo o que possam imaginar.

As ruas sao verdadeiramente nojentas mas as pessoas sao doces e afaveis, de sorriso envergonhado no olhar...

O Bairro Antigo da cidade traz-me Bali a memoria. As cores, os cheiros (um misto de canela, incenso e comida podre que paira no ar), os sorrisos e o som  constante. Nao ha silencio aqui mas isso e bom. E a isto que cheira Hanoi.

Chegamos agora ao hotel e estou de rastos. Mas com um sorriso estampado na cara que, dificilmente, me deixara desacompanhada este Agosto...

Fotos de G.

mariaigg disse...

Estou rendida à crónica espectacular e às imagens que quase nos transportam para aí.
Imagino a brutalidade de emoções que uma viagem dessas causará. Boas, claro.
Muitos beijos e gozem muito!

Paula noguerra disse...

Que lindo... adorava ir ao Japão...

Beijinhos doces****

Miss Strawberry disse...

Mae Ines, esta viagem esta a ser um espectaculo a todos os niveis! E sim, e mesmo uma viagem de emocoes... Sempre que possa, vou relatando as minhas aventuras e anexando umas fotos. Bjs enormes para todos e continuacao de boas ferias!

Paula, eu tb adorava mas essa viagem vai ter de ficar para a proxima!

Bjs

Cat disse...

Fabuloso! Diverte-te ;)

Bonitinha disse...

Que inveja! Já estive em Hanoi mas só dia e meio e não deu para sentir a cidade como tu estás a sentir. partimos para a Baía de Halong que é linda, linda, indescritível, passámos a noite num barco e jantámos numa praia maravolhosa. dali fomos para Danang e depois para Hoi An. O resto dos dias foi passado no Cambodja que é MARAVILHOSO. Só fui a Siem Reap e visitei os templos Angkor. Recomendo MESMO! passa por lá se conseguires nem que seja um dia ou dois. Diverte-te muito e aproveita!!!!

Bijuteria Rosa Velho disse...

Estou fascinada...deve ser um espectáculo!! Que corra tudo bem!!
Beijinhos
Carla

Cat

E precisamente o que estou a fazer! Esta a ser uma viagem de sonho...

Dida
Ja estive em Hanoi, nas montanhas (em Sapa) e tambem fui a Halong Bay. E mesmo indescritivel a beleza daquele local. Agora estamos em Hue e depois partimos em direccao a Danang, Hoi An, My Son, Nha Trang, Dalat, Ho Chi Min e o Delta do Mekong. Pelo menos, e essa a ideia. Adorava ir ao Cambodja mas ainda nao vai ser desta... Pena que os dias nao estiquem...
Bjs enormes

Carla
Isto e mesmo um espectaculo. Nao podia imaginar que este pais tivesse tanto para me oferecer...
Bjs

najla disse...

Bem, que lindo! Maravilhoso!

Aproveita bem e tira mts fotos para poderes partilhar connosco!
Um bj e continuaçao boa viagem...