20 de agosto de 2011

Sábado de Outono com sabor a crumble

Acordámos cedinho e rumámos a Sintra. Adoro esta vila encantada, principalmente em dias cinzentos como o de hoje, com alguma chuva à mistura. É a minha injecção de adrenalina, confesso.

Em virtude dos excessos cometidos ontem, hoje tive comigo um noivo debilitado (if you know what I mean...) e, portanto, o passeio foi só de carro. Subimos e descemos a serra, explorámos becos e pequenas ruas (verdadeiros labirintos) até agora desconhecidos. Fiquei rendida, uma vez mais, a toda aquela beleza e  inebriada com o perfume de Sintra, sempre tão característico. Confesso que fiquei também com uma pontinha de inveja dos proprietários daquelas quintas magníficas, tão isoladas e um tanto ou quanto sombrias.

No caminho de regresso a casa, comecei logo a magicar. Quando me sinto inspirada, a minha mente "anda a mil à hora". Queria cozinhar algo que descrevesse o que senti hoje e um crumble de pêra iria transmitir na perfeição o que eu pretendia. Deixo-vos aqui a receita. Só tenho pena de não conseguir transpor igualmente o cheiro que neste momento inunda a minha casa. Bom apetite!

Crumble de pêra (para 8 a 10 pessoas
6 pêras; 80 gr. de manteiga; 200 gr. de farinha de trigo; 80 gr. de açúcar mascavado; canela a gosto



Descascam-se, retiram-se os caroços e cortam-se as pêras em gomos finos; num pirex, coloca-se metade das pêras em formato de leques. Polvilha-se esta camada com a canela e um pouco do açúcar, previamente misturados.
Coloca-se outra camada sobre a anterior.



Misturam-se os restantes ingredientes numa taça, esfarelando-os com os dedos, até obter uma espécie de "farofa"; de seguida vai ao forno pré-aquecido a 180.ºC por cerca de 40 minutos (ou até que a superfície esteja dourada e crocante). Depois é só servir! Eu acompanhei esta delícia (ainda quente, como se impõe) com o novíssimo Icecream Smoothie, cranberry and summer berries da Haagen Dazs e decorei com groselhas e mirtilos frescos. 

Uma sobremesa deliciosa e aconchegante para estes dias de Outono antecipado...

Receita adaptada daqui.

Sem comentários:

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo