20 de dezembro de 2012

20.12.2012

Mais um dia especial para mim.

19 de dezembro de 2012

Da magia do Natal (not)

Primeiro eram as cartas pensadas e cuidadosamente escritas. Coitadas, a pouco e pouco, foram sendo claramente ultrapassadas pelos postais de Natal, muitos deles já com mensagem incluída, não fosse uma pessoa ter muito trabalho para pensar o que escrever. Houve alturas em que um telefonema se impunha mas logo depois chegou a loucura das sms e mms. Num repente, os postais passaram a electrónicos, para poupar tempo e dinheiro, dizem. E agora? Agora, pelos vistos, temos o facebook. A vomitar desejos de boas festas para as centenas de amigos à distância de um clique. A aproximar pessoas (será mesmo?) desde 2004. Haverá forma mais personalizada de desejar as boas festas a alguém?

Não gosto disto, tal como não gosto das coisas desprovidas de sentido de uma forma geral. Eu ainda sou pelas tradições.

17 de dezembro de 2012

Objectivo #3 para 2013

Não entrar em centros comerciais. 2013 vai ser, definitivamente, um ano de menos consumismo.

Hoje cá por casa andamos assim:




a preparar as decorações natalícias e os presentes feitos em casa com muito amor e carinho.

Se soubessem o cheirinho que está neste momento na minha cozinha....

16 de dezembro de 2012

Projecto #1 - "Destralhanço total"

O objectivo aqui é livrar-me de tudo o que é acessório, não me faz falta, não uso, não gosto e não quero mais ver à minha frente. Basicamente, aqueles objectos que fui guardando ao longo dos anos a pensar que ainda me poderiam vir a fazer falta, quem sabe, um dia, e que não deitei fora ou me livrei deles por terem sido caros ou por respeito a quem mos ofereceu. Pois bem, se estes objectos não me trazem felicidade, se não gosto deles e se, ainda por cima não me são úteis, para quê guardá-los? Para ter tralha só porque sim? Não, muito obrigada.

Assim, decidi literalmente começar numa ponta e acabar na outra. Começo pela cozinha que é a divisão mais à esquerda da minha casa e terminarei no quarto, a divisão mais à direita da casa. Na cozinha, irei começar também pelo lado esquerdo e de baixo para cima. O objectivo é fazer uma razia total a cada recanto da minha casa, não deixando nada para trás que não se insira numa resposta afirmativa às seguintes questões: a) gosto disto?, b) uso isto?; c) é-me útil para alguma coisa?

Não vou, obviamente, fazer tudo de uma assentada. Essa é a principal razão pela qual a grande maioria dos meus projectos falha. Vou fazer apenas uma tarefa por dia, no máximo duas e vou tentar não demorar mais de 15 minutos em cada tarefa. Quero ser organizada e não picuinhas, correndo o risco de ficar maluca.

Apesar de este projecto ser um dos meus grandes objectivos para 2013 (e que é bem capaz de durar o ano todo), estava tão empolgada que já o comecei. E deixo-vos aqui as provas, com o antes e o depois.

Módulo de quatro gavetas de cozinha - uma por dia:


Gaveta 2 - Antes


Gaveta 2 - Depois

Gaveta 3 - Antes

Gaveta 3 - Depois


Gaveta 4 - Antes

Gaveta 4 - Depois

Peço desculpa mas com o entusiasmo esqueci-me de fotografar o antes e depois da primeira gaveta.

Outro pormenor: nada do que se encontrava dentro destas gavetas foi deitado para o lixo ou dado (à excepção daquilo que não tinha mesmo qualquer utilidade ou que eu sei que já não vou voltar mesmo a usar). Posso querer ser minimalista mas não sou parva! O objectivo aqui é livrar-me das coisas de que não preciso ou antecipo não precisar no futuro. Os talheres que deixei nas gavetas são os suficientes e ideais para o nosso dia-a-dia. Os outros ficarão guardados dentro de uma caixa no aparador da sala para quando tivermos visitas. Não quero ser apanhada desprevenida nem ter de ir comprar talheres - ou o que quer que seja - à última da hora!

Vou deixando por aqui um ou outro relato àcerca deste projecto para que um dia, mais tarde, possa recordar como era e o que tinha na minha casa e a empreitada a que me propus!

15 de dezembro de 2012

Hoje (re)descobri

que, às vezes, não interessa bem o que fazes. Desde que o faças por amor.

13 de dezembro de 2012

Estes dias têm sido tão bons...

Tenho estado por casa, a estudar para os últimos exames do Mestrado. Não tenho tido problemas de maior nem chatices com o escritório (aos poucos, têm começado a perceber o conceito do out of the office), tenho conseguido acordar cedo e fazer tudo o que gosto durante o dia. É certo que a maior parte do meu dia é passada a estudar, mas tenho conseguido ir correr e andar a pé (têm estado uns dias fantásticos na Ericeira!), manter a casa organizada e preparar refeições o mais saudáveis possíveis. E o pior (ou melhor, dependendo do ponto de vista) é que me estou a habituar a isto e era capaz de levar assim a minha vidinha toda... (but then again, be careful' what you wish for...)

12 de dezembro de 2012

12.12.12.

Começa em ti as mudanças que queres ver no Mundo.

É o que eu vou fazer.

7 de dezembro de 2012

Simple food = simple flavours

Guisado de ervilhas com tofu e um ovo escalfado


Tão simples e tão bom. Basta refogar uma cebola num pouco de azeite, juntar as ervilhas e temperá-las com sumo de meio limão e coentros e um pouco de sal dos Himalaias (cá em casa deixámos de usar o sal comum - a pouco e pouco, vamos fazendo opções mais saudáveis). Quando as ervilhas estiverem quase no ponto, juntar o tofu cortado em pedaços pequeninos e, pouco depois, um ovo escalfado por cima do guisado. Depois é só deixar apurar um bocadinho e deleitar-se com esta maravilha. Tão simples e tão bom.

Receita inspirada neste livro.

Objectivo #2 para 2013 - Walk 365

Andar a pé todos os dias. Sem excepção, sem desculpas, sem desistências.

Regras:
a) andar, no mínimo, 3km (ou 30 minutos, que é mais ou menos a mesma coisa)
b) não interessa se de manhã, à hora de almoço ou à noite. O importante é chegar ao final do dia e fazer um done!
c) o facto de ter de caminhar todos os dias não substitui as minhas outras actividades desportivas (como o yoga e a corrida), sendo antes um complemento às mesmas


Inspirada por esta menina aqui, vou fazer de 2013 o meu ano saudável!

6 de dezembro de 2012

Objectivo #1 para 2013



Experimentar novas comidas, novas receitas, novos sabores.

5 de dezembro de 2012

Mas depois lembro-me sempre destes


o fogo posto (o que eu amo este blogue! Só espero que agora volte de vez!)

jibóia cega (um dos meus preferidos no masculino)

do fundo da barriga (volta, por favor)

Home Sweet (and Cozy) Home (a R.é super organizada e uma fonte constante de inspiração)

pratos e travessas (mas por que é que eu não sei cozinhar nem fotografar assim? Buahhhh)

deixa entrar o sol (quando for grande quero ser como ela!)

e apercebo-me que, realmente, é muito injusto classificar apenas um (ou três) como sendo os melhores. Cada um no seu género, claro está, mas com todos eles me identifico. Resta-me acrescentar que, mesmo sem conhecer pessoalmente os rostos por detrás do monitor, os seus autores já fazem também um bocadinho (muito) parte de mim.

Best of 2012 #4

Melhor blogue português

Aqui não consigo indicar apenas um. São muitos os blogues de autores portugueses que adoro e vejo diariamente, identificando-me com tanta coisa que partilham. Os três que indico de seguida são aqueles que não passo um dia sem visitar. Já fazem parte de mim! São eles o às nove no meu blogue, tapas na língua e the busy woman and the stripy cat.

Mas há tantos, tantos outros que adoro e são para mim uma referência.

4 de dezembro de 2012

New flavours on the block

O das amêndoas. Sem dúvida, uma agradável surpresa. Assim ao natural, apenas demolhadas em água durante a noite. Comida viva, crua. É bom sentir o verdadeiro sabor dos alimentos. É bom sentir ao que sabe, por exemplo, uma amêndoa. A pouco e pouco, acho que começo a entender o conceito de simple food.

[já tinha provado amêndoas tostadas, amêndoas de chocolate, bolos e tartes de amêndoas mas não sabia ao que realmente sabiam.]

3 de dezembro de 2012

Dos meus objectivos para Dezembro

 - Estudar (muito) - aproximam-se os últimos exames do Mestrado e não me está nada a apetecer voltar em Janeiro para a fase de recurso. Esta é a altura para dar o tudo por tudo!

 - Perder 2 Kg, pelo menos, até ao Natal

 - Definir os meus objectivos, planos e projectos para 2013

 - Aproveitar ao máximo a companhia da família e dos amigos nesta época tão especial

Do passeio matinal de Domingo

Aquele momento em que os carros deixam de passar na estrada e o olhar não avista vivalma. Aquele momento em que o silêncio é absoluto e me sinto abraçada pela imensidão do mar à minha volta. Em que os pensamentos se atropelam e acalmam ao mesmo tempo. Em que o ar puro nos entra pelas narinas e nos purifica o corpo. Aquele momento em que me sinto tão grata por simplesmente estar ali. Sabem? Aquele momento? É mesmo isso.

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo