11 de setembro de 2013

Dias de transição e uma receita nova

Estes primeiros dias de Setembro são sempre uma lufada de ar fresco na minha vida. As palavras de ordem são planeamento e organização. Adoro pensar no que vou fazer no resto do ano, elaborar mil e uma listas das coisas que gosto, dos objectivos que quero alcançar... Adoro a sensação de olhar para a despensa e decidir o que vou inventar desta vez! Ter tempo para me dedicar a uma das coisas que mais gosto de fazer - cozinhar - e não ter de o fazer por obrigação ou pressionada pelas horas.  Andava há muito tempo para experimentar algo que levasse millet e numa das minhas visitas à Loja da Amélia, não hesitei em trazer um pacotinho comigo para casa. Quando abri a despensa, soube logo o que ia cozinhar.
 
Esta receita é muito simples e foi inventada por mim na hora. Os ingredientes, além do millet, são totalmente básicos e super saudáveis. O resultado final é simplesmente divinal. De tal forma que, nessa semana, fiz este prato para o meu almoço três vezes!
 
Risotto de millet com salteado de tomate e courgette
 
Ingredientes:
5 chalotas
100 gr. de millet
água q.b.
um tomate
8 rodelas de courgette em pedaços
queijo grana padano ralado (ou parmesão ou qualquer outro queijo da vossa preferência)
alho moído
sal e pimenta a gosto
folhas de manjericão para servir
 
Preparação:
Refogar as chalotas num pouco de azeite; quando estiverem alouradas, adicionar o alho moído e, pouco depois, o millet. Ir adicionando água previamente fervida aos poucos, mexendo sempre, tal qual como se fosse um risotto. Temperar com sal a gosto e, quando o millet estiver com a consistência desejada, polvilhar com o queijo, desligar o fogão e deixar apurar.
Numa frigideira à parte, saltear a courgette e o tomate, partidos em pedaços do tamanho desejado, e temperar com um fio de azeite, alho moído, sal e pimenta.
Numa taça, servir o millet, adicionar o tomate e a courgette salteados e decorar com as folhas de manjericão. Bon Appétit!
 



 
 
Fotos de Miss Strawberry

Sem comentários:

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo