30 de outubro de 2013

Trifle de bolo de chocolate com doce de baunilha e frutos do bosque

No fim-de-semana passado, tivemos um jantar com umas amigas minhas da faculdade com quem já não estávamos há uns meses. Ao perguntar o que queriam que levasse, a resposta rapidamente se fez anunciar: “se nos quiseres presentear com uma das tuas maravilhosas sobremesas...
 
É certo que o elogio caiu bem mas, por outro lado, colocou-me um peso enorme nos ombros e pôs-me a matutar, durante alguns dias, numa sobremesa que fosse deliciosa o suficiente e que, mais importante, agradasse a todos. Optei por um trifle de bolo de chocolate com sobremesa de baunilha e frutos do bosque, inspirada nesta receita da Diana. Acho que ficou aprovado!
 
[C e X, foi tão bom estar convosco! Já tinha saudades da vossa alegria e boa disposição e das nossas conversas. A vossa companhia sabe-me tão bem! Às vezes gostava que o tempo voltasse atrás só para podermos passar os dias juntas!]
 
Ingredientes:
 - bolo de chocolate (ou outro bolo da vossa preferência)
 - sobremesas de baunilha (eu utilizei estas da Provamel)
 - 375 gr. a 500 gr. de frutos do bosque (amoras, mirtilos e framboesas)
 - 3 pacotes de natas
 - sumo de meio limão
 - 1 c. de chá de extracto de baunilha
 - 2 c. de sopa de açúcar em pó
 - chocolate preto 70% cacau
 
Preparação:
Num pyrex (ou numa taça de vidro transparente) colocar em camadas os ingredientes: primeiro o bolo, depois a sobremesa de baunilha espalhada uniformemente por cima do bolo e, de seguida, os frutos vermelhos (eu fiz ao contrário e coloquei os frutos logo por cima do bolo mas percebi que resulta melhor se intermediarmos com a sobremesa de baunilha...). Bater as natas com o sumo de limão, o extracto de baunilha e o açúcar em pó e colocar por cima dos frutos. Por último, decorar com lascas de chocolate preto.
Bon appétit!

[No dia seguinte, e como ainda tinha bolo de chocolate, fiz novamente esta sobremesa para um almoço de família. Optei por substituir a sobremesa de baunilha por uma da mesma marca mas de caramelo. Acho que ficou ainda melhor!]




 
 
Fotos de Miss Strawberry

29 de outubro de 2013

Começa em ti as mudanças que queres ver no mundo



A minha vida mudou substancialmente nos últimos dois anos. Aliás, eu mudei substancialmente. Percebi, entre outras coisas, que um dia inteiro passado no escritório, sem ter tempo para mais nada, não é vida para ninguém. Que não é normal passar um dia inteiro a trabalhar, comer qualquer coisa em frente ao computador e chegar a casa e só desejar a minha cama. Percebi que há outras coisas bem mais importantes, tão importantes como o ar que respiramos. Larguei velhos e maus hábitos. Adquiri outros bons e saudáveis. Reorganizei-me, reprogramei-me, comecei de novo. Fiz um reboot na minha vida. Mentiria se dissesse que o facto de ter chegado aos 30 não teve influência nesta mudança, porque teve. E muita. Algures numa praia deserta na Sardenha, no único momento em que estive sozinha nesse dia, apercebi-me que queria mais. Que queria muito mais. Mais tempo, mais sorrisos, mais amor, mais energia, mais evolução. E apercebi-me, ao mesmo tempo, que queria menos também. Muito menos. Menos bens materiais, menos preocupações, menos compromissos, menos pessoas tóxicas na minha vida, menos constrangimentos e dilemas.

Pelo caminho, larguei o café, as pastilhas elásticas e os refrigerantes. Rendi-me aos vegetais, frutas e legumes. Os sumos verdes ao pequeno-almoço são agora os meus melhores amigos! Passei a acordar mais cedo e a sentir os benefícios do yoga e da meditação logo pela manhã. Dei os primeiros passos na corrida (bem lentos no início) e já não passo sem ela, pelo menos, duas vezes por semana. Desfiz-me de tralhas e de coisas que já não usava. Que ocupavam mais espaço mental que físico. Tenho uma casa minimalista, com o essencial, livrei-me do excesso e das coisas supérfluas e sem significado. Não tenho candeeiros nem cortinados mas sou feliz. A família e os amigos dão-me a luz necessária e protegem-me dos olhares curiosos. São o meu núcleo vital e o pilar essencial para que eu não tombe para o lado. Reinventei-me e investi na minha formação, não só profissional mas, essencialmente, pessoal. Fiz vários workshops e cursos nas mais diversas áreas, li (e ainda leio) muito e (quase) todos os dias e tenho mil e um projectos para o futuro. Sinto-me viva, sinto-me abençoada e, principalmente, muito grata por todas as oportunidades que a vida me tem dado. Investi em mim e nos meus. Parei para pensar, comecei a agir.

Sei que não cheguei ao destino e que ainda tenho um longo caminho a percorrer mas também não me importo. Estou a adorar a viagem!

3 de outubro de 2013

museu da marioneta

No sábado de manhã, a princesa lá de casa teve uma festa de anos no museu da marioneta, em Santos. Desde já confesso a minha ignorância e admito que desconhecia quer a existência do próprio museu quer o facto de lá se realizarem festas de aniversário. No entanto, fiquei deslumbrada com estes dois factos!

O museu está instalado num convento antigo, o Convento das Bernardas, que, neste momento, se encontra a ser reabilitado. Tem uns claustros interiores lindíssimos, onde dá vontade de ficar a apanhar solinho e a contemplar o céu ou a vida de quem por lá habita. Julgo que brevemente reabrirá o café/restaurante do museu, o que tornará a visita ainda mais agradável.
 
Quanto ao museu em si, confesso que foi uma óptima surpresa. As marionetas, na sua grande maioria, provenientes de colecções privadas são simplesmente magníficas e fizeram-me viajar por sítios lindos que já tive oportunidade de visitar, como Singapura, Bali e o Vietname. E, de certa forma, estes pequenos artefactos fizeram-me matar saudades da magnífica cultura e modo de vida asiáticos. Mas também me fizeram descobrir um bocadinho mais sobre o nosso passado, a nossa própria cultura e deram-me a oportunidade de absorver histórias lindíssimas de quem dedicou a sua vida aos espectáculos de marionetas (mundo bem interessante, este). Além disso, no final, há também uma secção dedicada ao cinema português que me deixou, literalmente, boquiaberta. Decididamente, sou uma pessoa menos ignorante agora. 
 
Além disso, acho que este é o programa ideal para aproveitar uma manhã chuvosa de sábado, com ou sem crianças, pelo que fica aqui a sugestão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos de Miss Strawberry

2 de outubro de 2013

O Curso de Fotografia com Joel Santos e Magali Tarouca

O Curso de Coaching, Liderança e PNL para o alto desempenho foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje (obrigada por tudo Marco Meireles!). Não só porque me abriu os horizontes e me fez pensar (ainda mais) fora da caixa, como veio consolidar conceitos e ensinamentos que há muito vinha absorvendo aqui e ali. Ajudou-me, essencialmente, a traçar um plano para a minha vida, a identificar-me e a encontrar-me. Defini-me como pessoa e, pela primeira vez, tracei um plano sério daquilo que pretendo para a minha vida. A fotografia, entre tantas outras coisas, faz parte desse plano.

Assim, e depois de delimitadas as linhas gerais do meu plano de actuação, comecei a concretizá-lo. Li muito, adquiri livros técnicos de fotografia, comprei uma câmara nova e inscrevi-me num curso que há muito desejava. A diferença maior de ter um caminho delineado é que, finalmente, sei onde quero chegar e como lá chegar.

E por isso, no momento de escolher o curso, não hesitei. Só podia ser com o Joel e a Magali. O Joel é o meu fotógrafo português de referência desde há muito tempo. Admiro-o pelo talento e pelo profissionalismo e, agora que o conheço, ainda mais pela sua simpatia e humildade. E por saber que não é preciso ter um curso profissional de fotografia para saber fotografar bem. A determinação, um querer e uma força de vontade inabaláveis são o mote necessário para dar luz a um sonho. Além disso, o Joel é daquelas pessoas que não tem medo de partilhar o conhecimento, que ajuda o próximo sem hesitar e mostrou durante o curso uma disponibilidade e conhecimentos ímpares que, sinceramente, não têm preço. A Magali, por sua vez, é uma das pessoas mais queridas que conheço e fico muito feliz por a vida nos ter dado a oportunidade de nos cruzarmos a determinado momento. Os seus retratos são de ficar de queixo caído. Ela consegue captar o que de melhor existe nas pessoas, aquela beleza que não é apenas física mas que não passa despercebida e nos cativa ao primeiro olhar. As dicas que nos deu, a sua descontracção e simpatia vão ficar sempre no meu coração.

O curso teve a duração de uma semana, em horário pós-laboral de segunda a sexta (a componente teórica) e o dia inteiro de sábado (a componente prática, que consistiu basicamente num dia inteiro a fotografar e a aplicar os conhecimentos adquiridos). No Domingo, foi dia de avaliação final.

As aulas teóricas tiveram lugar nas instalações da Papa-Léguas e aquilo que o Joel nos transmitiu foi toda uma lufada de ar fresco para a minha vida. Finalmente, todas as coisas começaram a fazer sentido e a fotografia deixou de ser um mundo totalmente desconhecido para mim! No sábado, o ponto de encontro foi na Casa da Guia, em Cascais. Passámos a manhã na Peninha, no Parque Natural de Sintra, a fotografar a natureza e a fazer mil e uma experiências com a velocidade, a luz e a sensibilidade. Seguiu-se um almoço delicioso no Moinho (com uma vista espectacular!) e da parte da tarde, consolidámos novas técnicas e fizemos fotografia de retrato. Ao final do dia, fomos para a praia da Adraga (uma praia lindíssima, que adoro) e aí ficámos mesmo até ao anoitecer.

Foi um dia espectacular e esta foi uma experiência deveras enriquecedora. Aconselho vivamente este curso a quem, como eu, quer aprender muito mais sobre fotografia mas não tem a capacidade ou disponibilidade para tirar um curso profissional (que, by the way, começo a ponderar se será mesmo necessário?)

Deixo-vos algumas fotos do nosso dia de prática.
 





 

Fotos de Miss Strawberry

1 de outubro de 2013

Um fim-de-semana especial na Herdade da Matinha

Para celebrarmos o nosso segundo aniversário de casamento, o G. presenteou-nos com um fim-de-semana na Herdade da Matinha. Foi o fim-de-semana perfeito para nos despedirmos do Verão e darmos as boas vindas ao Outono, a estação do ano que eu mais adoro!

Chegámos na sexta ao final do dia, praticamente à hora de jantar. Fizemos o check-in, conhecemos por alto a Herdade e logo de seguida fomos jantar a Vila Nova de Mil Fontes, à Tasca do Celso. Aconselho vivamente este restaurante, jantámos tão bem!

 
 



 
O tempo esteve sempre maravilhoso, pelo que aproveitámos ao máximo a piscina da Herdade. Aliás, estava-se tão bem ali que não saímos de lá o fim-de-semana inteiro, pelo que ainda não foi desta que conheci a magnífica praia do Malhão (a avaliar pelo que dizem, claro!).
 
Assim, descansei, apanhei sol, li imenso e aproveitei para fotografar e pôr em prática algumas das coisas que aprendi no curso de fotografia. Levei o tripé e aproveitei o final do dia e o amanhecer para tirar algumas fotos. Ainda não são brilhantes mas já noto bem a diferença!

Para a noite de sábado, o G. reservou o jantar gourmet e tivemos uma noite super agradável. Jantámos bem, bebemos um bom vinho, conversámos e aproveitámos ao máximo aquela noite de luar fantástico! Sabe bem quebrar a rotina e sermos só nós os dois, para variar.

No dia seguinte pela manhã, nova surpresa: um passeio a cavalo. A intenção do G foi maravilhosa e vou agradecer-lhe sempre por querer proporcionar-me uma aventura diferente mas, simplesmente, não fui capaz. Ainda subi para cima da Boneca (ou seria Mimosa?) mas não aguentei mais do que cinco minutos. Desceu em mim um pânico inexplicável e só conseguia visualizar dois cenários: eu a levar com a pata traseira da Boneca em cheio na cara (o que foi um pensamento um bocado ridículo, visto já estar em cima dela e não ter levado nenhum coice) e a Boneca a sacudir-me de cima dela durante o passeio ou, pior ainda, a cair para trás e eu ficar debaixo dela. De modo que, como estes pensamentos não me abandonavam, decidi saltar de cima da Boneca e fui antes dar um passeio a pé. O meu marido lá foi, contente da vida, dar o seu passeio a cavalo enquanto eu fiquei a filmá-lo à saída do estábulo. Devo dizer que não foi uma decisão de que me orgulhe, dado que não sou menina para desistir de nada, mas o pânico era tanto que não tive outra opção!
 
Ainda assim, foi um fim-de-semana muito bem passado. Quanto à Herdade em si, gostei imenso. Adorei o ambiente cozy, a colecção de livros e revistas de culinária à disposição dos clientes (eu confesso que não seria capaz de partilhar assim os meus!),  a calma que se vive por lá e a simpatia de todos. Não fiquei deslumbrada com a suite (confesso que estava à espera de melhor) e achei os preços um bocadinho elevados (quer da estadia quer do restaurante). Fora isso, esteve-se mesmo muito bem!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos de Miss Strawberry
 

Insomnia

Setembro chegou e foi-se, assim, num ápice, saindo fininho pelos bastidores. Puff! De repente, desapareceu, escoando-se-me por entre os dedos invisíveis que marcam o calendário. Assustam-me estes dias que vão e vêm, assim, rápidos, ao sabor de um vento acelerado, com pressa em virar os dias, como se de folhas secas se tratassem. A vontade renova-se mas o ânimo desacelera. Há um querer constante em fazer sempre mais e melhor. Há uma vontade inabalável de superar o dia de ontem, de me superar a mim mesma. Mas sempre mais velha, sempre a sentir os dias a escoarem-se-me por entre os dedos, o relógio a fazer tic-tac, os dias a passar, a idade a avançar. O tempo, essa máscara vil da morte que se aproxima e antecipa, nunca acaba, nunca deixa de passar, nunca perdoa... Acompanho-te como posso, ao sabor dos dias desenfreados, por vezes desconexos e desprovidos de sentido, por vezes tão calmos e preenchidos de momentos doces e inteiros, tão inteiros que por vezes sinto não me caberem no coração. A felicidade também é isto, um misto de insegurança, alegria polvilhada de tristeza e paixão disfarçada de angústia. O prazer de viver no momento, associado à ansiedade de querer constantemente antecipar o futuro. Faltam-me bocadinhos de lucidez para conseguir lidar com isto tudo. Faltam-me a calma e a energia tranquila de quem tem uma fá inabalável no resultado final. Falta-me aceitar com tranquilidade que o destino não está nas minhas mãos e que eu sou apenas uma marioneta dos seus desígnios. Ao fim do dia, respiro. Faço uma retrospectiva do que fui. Este simples exercício acalma-me as ânsias. Acordo renovada e sempre crente de que este vai ser um dia melhor. Bem vindo Outubro e todos os dias do resto das nossas vidas. Cá vos esperamos com a certeza de que o tempo, tal como um amante traído, não perdoa.
 
(texto escrito às 04:45 do dia 28 de Setembro de 2013)

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo