14 de novembro de 2013

O melhor dos meus dias

 
Este era um exercício que eu já fazia com frequência, um exercício diário que começava sempre com a frase"Hoje sinto-me grata por..." e que preenchia com as quatro ou cinco melhores coisas de cada um dos meus dias.

Ora as anotava no meu caderno diário ora num draft de e-mail no blackberry antes de dormir mas confesso que às vezes me esquecia. E depois no dia seguinte, quando acordava, também não me apetecia escrever. E às vezes passavam-se dias sem o fazer. E não é que tenha deixado de me sentir abençoada com as coisas boas (e as menos boas também, que sempre são uma aprendizagem) que acontecem nos meus dias mas, no fundo, o que realmente acontece é que fico triste por não ter este registo diário de todos os dias que preenchem a minha vida para, um dia, mais tarde recordar.
 
Por isso, tornar este registo online faz todo o sentido, de prático que é. Convido-vos a fazer o mesmo!
 
A partir de hoje, aqui: https://www.facebook.com/#!/pages/Strawberry-Feelings/572395016139249


Mais informações e explicações sobre a ideia original, aqui, no blog da querida Catarina.

6 de novembro de 2013

Uma salada simples para um dia de semana

Às vezes, só às vezes, é a inspiração que vem ter connosco. Pode resultar das coisas mais simples e que se encontrem mais à mão de semear. Foi o que me aconteceu esta semana. Abri o frigorífico e criei uma salada divinal com o que tinha disponível. Adorei a mistura de sabores desta salada mas o que mais gostei foi, sem dúvida, o estalar de cada bago de romã a cada dentada e o travo doce que se seguia. A repetir, sem dúvida.
 
A Salada da Joana

Ingredientes:
7 folhas de alface
5 colheres de sopa de grão (já cozido)
Um talo de aipo
Um pêro vermelho (como é biológico, utilizei-o com casca)
Três cornichons de conserva em rodelas
Bagos de meia romã
Quadradinhos de queijo feta
Cebolinho e sumo de meio limão para temperar

Preparação:

Colocar a alface na base de uma saladeira. Adicionar os restantes ingredientes. Temperar com o cebolinho e o sumo de limão. Enjoy and have fun!
 






 
 
Fotos de Miss Strawberry

5 de novembro de 2013

O Curso de Culinária Macrobiótica

Há muito tempo que queria fazer este curso. Há cerca de dois anos fui a uma consulta com o Dr. Francisco Varatojo e fiquei fascinada pelo mundo da cozinha macrobiótica e todo o estilo de vida a ela associado. Saí de lá com o entusiasmo e a euforia de quem descobre um caminho novo e que tem a certeza absoluta de ser o mais correcto para a vida que pretende mas tenho de confessar que depressa esmoreci. E esmoreci, bem sei, porque tentei mudar tudo de uma vez. Porque achei que no dia imediatamente seguinte seria a nova pessoa que tanto queria ser, como se uma mudança destas se pudesse fazer de um dia para o outro! Erro crasso. Aprendi da pior forma que mudanças radicais não nos levam a lado nenhum e fiquei totalmente frustrada e triste comigo mesma.

Entretanto, percebi que a melhor forma de incorporar (e manter) uma grande mudança nas nossas vidas é fazê-la aos poucos, com baby steps. E assim comecei a mudar a minha alimentação e o meu estilo de vida. Primeiro foi o café, depois seguiu-se o aspartame (bye bye pastilhas elásticas e refrigerantes), depois comecei a reduzir o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados, depois comecei a escolher produtos para o corpo isentos de químicos e a dar prioridade aos alimentos biológicos e orgânicos e todas estas pequenas (grandes) mudanças me trouxeram onde estou hoje: uma pessoa mais consciente daquilo que come e usa e que, simplesmente, tenta todos os dias fazer melhores escolhas alimentares e opções (olá vegetais, frutas e legumes!).

E foi assim que decidi inscrever-me no curso de culinária macrobiótica. Não há nada no mundo que eu mais goste de fazer do que cozinhar (por acaso, até há mas eu sou uma exagerada!) e a minha ânsia por aprender coisas novas chega a ser quase assustadora. Isto, aliado ao facto de a Martinha vir, pela primeira vez, dar as suas aulas a Lisboa, foi, para mim, um sinal do Universo que eu não poderia ignorar.
 
Ontem foi o último dia do curso (do Nível I) e eu aprendi tanta coisa! A Marta é uma pessoa absolutamente inspiradora e eu admiro-a imenso. E se a alimentação e estilo de vida macrobióticos são a causa da sua beleza natural, brilho e espontaneidade, então tenho a certeza absoluta que é este o caminho que também quero para mim. Acho que não há nada que pague sentirmo-nos saudáveis, equilibrados e de bem com a vida.
 
Obrigada Martinha. Estou ansiosa pelo Nível II.
 


 







Sopa de Lentilhas Vermelhas


Sementes de Sésamo Tostadas

Couve Escaldada

Creme de Legumes Doces com Seitan

Creme de Legumes Doces com Seitan, Puré de Millet com Couve Flor e Sementes de Sésamo Tostadas, Couve Escaldada com molho de Mostarda, Pepino com Wakamé e Laranja e Pickles de Cenoura e Cebola

 
 

Creme Doce de Sêmola

Fotos de Miss Strawberry

4 de novembro de 2013

Vitória's Baby Shower










Fotos de Miss Strawberry
 
 
Parabéns S.. Foi lindo! Que a Baby V. seja a bebé mais feliz do mundo!

2 de novembro de 2013

Sweet November

Novembro é um dos meus meses de eleição. Os dias ficam mais frios (adoro a sensação do frio a bater-me na cara quando saio do escritório), amanhece bem mais cedo (o que é óptimo, porque já não vou para o yoga quando ainda está noite cerrada), o sol brilha de uma forma diferente, a Ericeira fica ainda mais bonita (e Lisboa também) e eu sou, basicamente, uma pessoa mais feliz nos dias cinzentos.
 
E este Novembro não podia ter começado da melhor forma. Um final de dia fantástico esperava-me ontem à chegada à Ericeira. Estava perfeito para fotografar! Dias assim inspiram-me. Tanto que, de volta a casa, a única coisa que me apetecia fazer era cozinhar! Aproveitei para dar um destino aos marmelos que me ofereceram e fiz uma marmelada deliciosa. De seguida, um telefonema inesperado a combinar uma noite entre amigos em nossa casa foi o mote perfeito para fazer aquele bolo simples e saudável deste maravilhoso livro (em breve, deixo-vos aqui a receita), que há muito queria experimentar. Ficou delicioso.
 
Hoje, comecei o dia com uma corrida de 5km (já começa a fazer parte das rotinas do fim-de-semana) e depois de organizarmos as coisas cá por casa, seguiu-se um almoço prolongado com os  melhores amigos num dos meus restaurantes preferidos. À tarde, a inevitável ida às lojas de sempre, sem deixar de passar pela Tia Lau e pela Loja da Amélia (eu juro que podia viver aqui!).
 
Amanhã rumamos a Lisboa ao final da manhã e antecipamos as grandes mudanças que aí vêm. Novembro, por favor, be gentle with us
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos de Miss Strawberry

1 de novembro de 2013

O melhor chutney do mundo

A semana passada não podia ter terminado da melhor forma. Depois de dois meses de espera, eis que finalmente chegou o The Kinfolk Table às minhas mãos. Devorei-o de uma ponta à outra e comecei logo a magicar o que iria cozinhar no fim-de-semana.

No Domingo, tivemos almoço de família e nada melhor do que testar logo não uma mas duas receitas. Foi um sucesso!
 
Sir Isaac's Folly (Spiced Apple Chutney)
Receita de Suzanne Fuoco
 
Ingredientes
240 ml de apple cider vinegar
6 maçãs descascadas e cortadas em pedaços (utilizei 5 maçãs do meu cabaz Prove e um pêro vermelho)
455 gr de açúcar amarelo
1 cebola, finamente picada
142 gr de arandos ou passas douradas (utilizei uma mistura de ambas)
60 gr de gengibre fresco, sem pele e ralado
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de sementes de mostarda pretas
2 colheres de chá de caril em pó
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de allspice (como não tinha, utilizei uma mistura de canela, pimenta preta, paprika e noz moscada)
 
Preparação
Colocar o vinagre, as maçãs, o açúcar, a cebola, os arandos e as passas, o gengibre e o alho num panela e levar a lume médio até ferver, mexendo constantemente. Reduzir o lume e cozinhar durante 30 a 35 minutos ou até as maçãs amolecerem, mexendo ocasionalmente.
 
Adicionar as sementes de mostarda, o caril, sal e a mistura de especiarias e cozinhar mais 15 minutos, mexendo de vez em quando.
 
Et voilá! Está pronto o melhor chutney do mundo!

Esta quantidade dá para cerca de 700 ml de chutney, que poderá posteriormente ser utilizado para uma marinada (em breve a receita do lombo de porco no forno em marinada de chutney) ou simplesmente para comer com tostinhas ou acompanhar qualquer prato de carne.
 
Pessoalmente, acho que dá um excelente presente de Natal para a família e amigos mais chegados. Afinal de contas, é um pouco de nós que está também naquele frasquinho (salvo seja!).
 





 
 
 
Fotos de Miss Strawberry

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo