3 de junho de 2013

Cook for Life # 1 e #2

Os Domingos são dias para saborear com calma. Esta ideia é ainda mais reforçada quando a noite anterior é de excessos.
 
Levantei-me o mais cedo que consegui, após algumas tentativas infrutíferas em que a cabeça demasiado pesada levou sempre a sua avante.
Tinha programado que Domingo seria o dia ideal para dar início ao desafio Cook For Life mas confesso que não estava com grande disposição para cozinhar algo muito complicado.
 
E em dias em que o cansaço e a falta de disposição parecem querer levar a melhor, nada como juntar um pequeno-almoço tardio a um almoço que se queria simples e pouco confuso. Daí até ter a ideia de preparar um delicioso brunch foi um pulinho (não literalmente, como é óbvio, que a coisa ontem não estava para pulinhos...)
Esta decisão acabou por levar-me a preparar duas receitas (em vez de apenas uma) do livro pequenos-almoços, gastronomia do mundo (parragon) um livrinho pequenino mas com umas ideias fantásticas para a primeira refeição do dia...


Ficam as fotos e as receitas para meu (e vosso, assim o espero!) deleite...



 
 
 
 
 
 





 

cogumelos portobello recheados com parmesão

para 4 (eu adaptei as quantidades e fiz apenas um cogumelo por pessoa)

12 cogumelos portobello grandes, limpos e sem pé
2 c. de sopa de óleo de girassol, mais um pouco para untar
1 bolbo de funcho, sem caule, finamente picado
100 g de tomates secos ao sol, finamente picados
2 dentes de alho, esmagados
125 g de queijo fontina, ralado (utilizei grana padano)
50 g de queijo parmesão, ralado no momento
3 c. de sopa de manjericão fresco, picado
sal e pimenta
1 c. de sopa de azeite
queijo parmesão, lascado no momento
1 c. de sopa de salsa fresca, picada

Aqueça previamente o forno a 180.º C ou na posição 4, caso seja a gás. Unte ligeiramente um tabuleiro grande. Coloque no tabuleiro 8 dos cogumelos, com o chapéu virado para cima, e pique bem os restantes cogumelos.

Aqueça o óleo de girassol numa frigideira antiaderente, junte os cogumelos picados, o funcho, os tomates secos ao sol e o alho e cozinhe, em lume brando, até que os vegetais estejam fofos mas não tostados. Retire do lume e deixe arrefecer.

Quando estiverem frios, junte os queijos ralados, o manjericão e o sal e a pimenta, a gosto. Misture bem. Pincele os cogumelos ligeiramente com azeite e encha cada cavidade com uma colher cheia de recheio de vegetais. Coza durante 20-25 minutos ou até os cogumelos ficarem tenros e o recheio estiver quente.

Coloque as lascas de parmesão e a salsa por cima e sirva imediatamente, dispondo 2 cogumelos para cada pessoa.


ovos com espinafres no forno

para 4 (também adaptei aqui e fiz apenas para três)

1 c. de sopa de azeite
3 chalotas, finamente picadas
500 g de folhas de espinafre bebé
4 c. de sopa de natas líquidas
noz-moscada, moída no momento
pimenta
4 ovos grandes
4 c. de sopa de queijo parmesão, finamente ralado

Aqueça previamente o forno a 200.º C ou na posição 6, caso seja a gás. Aqueça o azeite numa frigideira em lume médio, junte as chalotas e refogue, mexendo frequentemente, durante 4-5 minutos ou até ficarem tenras. Junte os espinafres, tape e cozinhe durante 2-3 minutos ou até os espinafres murcharem. Retire a tampa e cozinhe até todo o líquido ter evaporado.

Junte as natas aos espinafres e tempere, a gosto, com noz-moscada e pimenta. Espalhe a mistura de espinafres por cima na base de 4 pratos rasos para gratinar e faça um sulco no meio da mistura com a parte de trás de uma colher.

Parta um ovo em cada sulco e espalhe o queijo por cima. (confesso que como me sobrou uma grande quantidade do recheio da receita anterior, optei por fazer uma cama de espinafres, colocando depois o recheio dos cogumelos e, por fim, o ovo com um pouco mais de queijo parmesão ralado. Ficou uma delícia!)

Coza no forno previamente aquecido durante 10-12 minutos ou até os ovos estarem firmes. Sirva de imediato. 
 

1 comentário:

Glat disse...

Está com optimo aspecto !!!! :)

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo