30 de outubro de 2013

Trifle de bolo de chocolate com doce de baunilha e frutos do bosque

No fim-de-semana passado, tivemos um jantar com umas amigas minhas da faculdade com quem já não estávamos há uns meses. Ao perguntar o que queriam que levasse, a resposta rapidamente se fez anunciar: “se nos quiseres presentear com uma das tuas maravilhosas sobremesas...
 
É certo que o elogio caiu bem mas, por outro lado, colocou-me um peso enorme nos ombros e pôs-me a matutar, durante alguns dias, numa sobremesa que fosse deliciosa o suficiente e que, mais importante, agradasse a todos. Optei por um trifle de bolo de chocolate com sobremesa de baunilha e frutos do bosque, inspirada nesta receita da Diana. Acho que ficou aprovado!
 
[C e X, foi tão bom estar convosco! Já tinha saudades da vossa alegria e boa disposição e das nossas conversas. A vossa companhia sabe-me tão bem! Às vezes gostava que o tempo voltasse atrás só para podermos passar os dias juntas!]
 
Ingredientes:
 - bolo de chocolate (ou outro bolo da vossa preferência)
 - sobremesas de baunilha (eu utilizei estas da Provamel)
 - 375 gr. a 500 gr. de frutos do bosque (amoras, mirtilos e framboesas)
 - 3 pacotes de natas
 - sumo de meio limão
 - 1 c. de chá de extracto de baunilha
 - 2 c. de sopa de açúcar em pó
 - chocolate preto 70% cacau
 
Preparação:
Num pyrex (ou numa taça de vidro transparente) colocar em camadas os ingredientes: primeiro o bolo, depois a sobremesa de baunilha espalhada uniformemente por cima do bolo e, de seguida, os frutos vermelhos (eu fiz ao contrário e coloquei os frutos logo por cima do bolo mas percebi que resulta melhor se intermediarmos com a sobremesa de baunilha...). Bater as natas com o sumo de limão, o extracto de baunilha e o açúcar em pó e colocar por cima dos frutos. Por último, decorar com lascas de chocolate preto.
Bon appétit!

[No dia seguinte, e como ainda tinha bolo de chocolate, fiz novamente esta sobremesa para um almoço de família. Optei por substituir a sobremesa de baunilha por uma da mesma marca mas de caramelo. Acho que ficou ainda melhor!]




 
 
Fotos de Miss Strawberry

Sem comentários:

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo