2 de outubro de 2013

O Curso de Fotografia com Joel Santos e Magali Tarouca

O Curso de Coaching, Liderança e PNL para o alto desempenho foi um dos melhores investimentos que fiz até hoje (obrigada por tudo Marco Meireles!). Não só porque me abriu os horizontes e me fez pensar (ainda mais) fora da caixa, como veio consolidar conceitos e ensinamentos que há muito vinha absorvendo aqui e ali. Ajudou-me, essencialmente, a traçar um plano para a minha vida, a identificar-me e a encontrar-me. Defini-me como pessoa e, pela primeira vez, tracei um plano sério daquilo que pretendo para a minha vida. A fotografia, entre tantas outras coisas, faz parte desse plano.

Assim, e depois de delimitadas as linhas gerais do meu plano de actuação, comecei a concretizá-lo. Li muito, adquiri livros técnicos de fotografia, comprei uma câmara nova e inscrevi-me num curso que há muito desejava. A diferença maior de ter um caminho delineado é que, finalmente, sei onde quero chegar e como lá chegar.

E por isso, no momento de escolher o curso, não hesitei. Só podia ser com o Joel e a Magali. O Joel é o meu fotógrafo português de referência desde há muito tempo. Admiro-o pelo talento e pelo profissionalismo e, agora que o conheço, ainda mais pela sua simpatia e humildade. E por saber que não é preciso ter um curso profissional de fotografia para saber fotografar bem. A determinação, um querer e uma força de vontade inabaláveis são o mote necessário para dar luz a um sonho. Além disso, o Joel é daquelas pessoas que não tem medo de partilhar o conhecimento, que ajuda o próximo sem hesitar e mostrou durante o curso uma disponibilidade e conhecimentos ímpares que, sinceramente, não têm preço. A Magali, por sua vez, é uma das pessoas mais queridas que conheço e fico muito feliz por a vida nos ter dado a oportunidade de nos cruzarmos a determinado momento. Os seus retratos são de ficar de queixo caído. Ela consegue captar o que de melhor existe nas pessoas, aquela beleza que não é apenas física mas que não passa despercebida e nos cativa ao primeiro olhar. As dicas que nos deu, a sua descontracção e simpatia vão ficar sempre no meu coração.

O curso teve a duração de uma semana, em horário pós-laboral de segunda a sexta (a componente teórica) e o dia inteiro de sábado (a componente prática, que consistiu basicamente num dia inteiro a fotografar e a aplicar os conhecimentos adquiridos). No Domingo, foi dia de avaliação final.

As aulas teóricas tiveram lugar nas instalações da Papa-Léguas e aquilo que o Joel nos transmitiu foi toda uma lufada de ar fresco para a minha vida. Finalmente, todas as coisas começaram a fazer sentido e a fotografia deixou de ser um mundo totalmente desconhecido para mim! No sábado, o ponto de encontro foi na Casa da Guia, em Cascais. Passámos a manhã na Peninha, no Parque Natural de Sintra, a fotografar a natureza e a fazer mil e uma experiências com a velocidade, a luz e a sensibilidade. Seguiu-se um almoço delicioso no Moinho (com uma vista espectacular!) e da parte da tarde, consolidámos novas técnicas e fizemos fotografia de retrato. Ao final do dia, fomos para a praia da Adraga (uma praia lindíssima, que adoro) e aí ficámos mesmo até ao anoitecer.

Foi um dia espectacular e esta foi uma experiência deveras enriquecedora. Aconselho vivamente este curso a quem, como eu, quer aprender muito mais sobre fotografia mas não tem a capacidade ou disponibilidade para tirar um curso profissional (que, by the way, começo a ponderar se será mesmo necessário?)

Deixo-vos algumas fotos do nosso dia de prática.
 





 

Fotos de Miss Strawberry

2 comentários:

Joana disse...

Ai que gosto tanto! Há uns tempos que ando a pensar fazer um curso destes, sendo assim acho que vou arriscar neste :) É sempre bom ter o feedback de alguém que já fez! e as fotos estão lindas...

Miss Strawberry disse...

Querida J., acredita que vais adorar! É mesmo value for money!
Beijinhos enormes e obrigada!

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo