5 de novembro de 2013

O Curso de Culinária Macrobiótica

Há muito tempo que queria fazer este curso. Há cerca de dois anos fui a uma consulta com o Dr. Francisco Varatojo e fiquei fascinada pelo mundo da cozinha macrobiótica e todo o estilo de vida a ela associado. Saí de lá com o entusiasmo e a euforia de quem descobre um caminho novo e que tem a certeza absoluta de ser o mais correcto para a vida que pretende mas tenho de confessar que depressa esmoreci. E esmoreci, bem sei, porque tentei mudar tudo de uma vez. Porque achei que no dia imediatamente seguinte seria a nova pessoa que tanto queria ser, como se uma mudança destas se pudesse fazer de um dia para o outro! Erro crasso. Aprendi da pior forma que mudanças radicais não nos levam a lado nenhum e fiquei totalmente frustrada e triste comigo mesma.

Entretanto, percebi que a melhor forma de incorporar (e manter) uma grande mudança nas nossas vidas é fazê-la aos poucos, com baby steps. E assim comecei a mudar a minha alimentação e o meu estilo de vida. Primeiro foi o café, depois seguiu-se o aspartame (bye bye pastilhas elásticas e refrigerantes), depois comecei a reduzir o consumo de carnes vermelhas e alimentos processados, depois comecei a escolher produtos para o corpo isentos de químicos e a dar prioridade aos alimentos biológicos e orgânicos e todas estas pequenas (grandes) mudanças me trouxeram onde estou hoje: uma pessoa mais consciente daquilo que come e usa e que, simplesmente, tenta todos os dias fazer melhores escolhas alimentares e opções (olá vegetais, frutas e legumes!).

E foi assim que decidi inscrever-me no curso de culinária macrobiótica. Não há nada no mundo que eu mais goste de fazer do que cozinhar (por acaso, até há mas eu sou uma exagerada!) e a minha ânsia por aprender coisas novas chega a ser quase assustadora. Isto, aliado ao facto de a Martinha vir, pela primeira vez, dar as suas aulas a Lisboa, foi, para mim, um sinal do Universo que eu não poderia ignorar.
 
Ontem foi o último dia do curso (do Nível I) e eu aprendi tanta coisa! A Marta é uma pessoa absolutamente inspiradora e eu admiro-a imenso. E se a alimentação e estilo de vida macrobióticos são a causa da sua beleza natural, brilho e espontaneidade, então tenho a certeza absoluta que é este o caminho que também quero para mim. Acho que não há nada que pague sentirmo-nos saudáveis, equilibrados e de bem com a vida.
 
Obrigada Martinha. Estou ansiosa pelo Nível II.
 


 







Sopa de Lentilhas Vermelhas


Sementes de Sésamo Tostadas

Couve Escaldada

Creme de Legumes Doces com Seitan

Creme de Legumes Doces com Seitan, Puré de Millet com Couve Flor e Sementes de Sésamo Tostadas, Couve Escaldada com molho de Mostarda, Pepino com Wakamé e Laranja e Pickles de Cenoura e Cebola

 
 

Creme Doce de Sêmola

Fotos de Miss Strawberry

Sem comentários:

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo