16 de dezembro de 2012

Projecto #1 - "Destralhanço total"

O objectivo aqui é livrar-me de tudo o que é acessório, não me faz falta, não uso, não gosto e não quero mais ver à minha frente. Basicamente, aqueles objectos que fui guardando ao longo dos anos a pensar que ainda me poderiam vir a fazer falta, quem sabe, um dia, e que não deitei fora ou me livrei deles por terem sido caros ou por respeito a quem mos ofereceu. Pois bem, se estes objectos não me trazem felicidade, se não gosto deles e se, ainda por cima não me são úteis, para quê guardá-los? Para ter tralha só porque sim? Não, muito obrigada.

Assim, decidi literalmente começar numa ponta e acabar na outra. Começo pela cozinha que é a divisão mais à esquerda da minha casa e terminarei no quarto, a divisão mais à direita da casa. Na cozinha, irei começar também pelo lado esquerdo e de baixo para cima. O objectivo é fazer uma razia total a cada recanto da minha casa, não deixando nada para trás que não se insira numa resposta afirmativa às seguintes questões: a) gosto disto?, b) uso isto?; c) é-me útil para alguma coisa?

Não vou, obviamente, fazer tudo de uma assentada. Essa é a principal razão pela qual a grande maioria dos meus projectos falha. Vou fazer apenas uma tarefa por dia, no máximo duas e vou tentar não demorar mais de 15 minutos em cada tarefa. Quero ser organizada e não picuinhas, correndo o risco de ficar maluca.

Apesar de este projecto ser um dos meus grandes objectivos para 2013 (e que é bem capaz de durar o ano todo), estava tão empolgada que já o comecei. E deixo-vos aqui as provas, com o antes e o depois.

Módulo de quatro gavetas de cozinha - uma por dia:


Gaveta 2 - Antes


Gaveta 2 - Depois

Gaveta 3 - Antes

Gaveta 3 - Depois


Gaveta 4 - Antes

Gaveta 4 - Depois

Peço desculpa mas com o entusiasmo esqueci-me de fotografar o antes e depois da primeira gaveta.

Outro pormenor: nada do que se encontrava dentro destas gavetas foi deitado para o lixo ou dado (à excepção daquilo que não tinha mesmo qualquer utilidade ou que eu sei que já não vou voltar mesmo a usar). Posso querer ser minimalista mas não sou parva! O objectivo aqui é livrar-me das coisas de que não preciso ou antecipo não precisar no futuro. Os talheres que deixei nas gavetas são os suficientes e ideais para o nosso dia-a-dia. Os outros ficarão guardados dentro de uma caixa no aparador da sala para quando tivermos visitas. Não quero ser apanhada desprevenida nem ter de ir comprar talheres - ou o que quer que seja - à última da hora!

Vou deixando por aqui um ou outro relato àcerca deste projecto para que um dia, mais tarde, possa recordar como era e o que tinha na minha casa e a empreitada a que me propus!

3 comentários:

Liliana Pereira disse...

Gostei deste projeto! Acho que vou copiar e acrescentar este objetivo aos meus objetivos para 2013! :)

Que diferença!

Jibóia Cega disse...

Já te estás a antecipar às típicas resoluções de ano novo? :)

Miss Strawberry disse...

ML, ando viciada em organizaçao. Faz-me imensa confusao ter tanta coisa que nao uso so a ocupar espaço. 2013 vai ser um ano de mudanças. Come and join me!

Jiboia, ando pois! Ja tinha avisado...A diferença e que as minhas resoluçoes para 2013 vao ser muito poucas e importantes, precisamente para serem cumpridas!

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo