24 de setembro de 2009

Eles estão velhos

Acabou de entrar no meu gabinete um dos sócios deste escritório onde trabalho há alguns anos. Passou à nossa porta e parou para dois dedos de conversa. Enquanto falava, não deixei, por um segundo, de fixar os meus olhos nele. Observei atentamente o seu rosto cansado, os cabelos que, aceleradamente, teimam em tingir de branco todos os outros, o ar fatigado, os ombros curvados e os óculos transparentes que agora usa quase na ponta do nariz. Atentei igualmente nas palavras e piadinhas de circunstância que insiste em utilizar sempre que passa para dizer um olá.

Lembro-me perfeitamente do V. no primeiro dia em que aqui comecei a trabalhar. Recordo o seu olhar jovial e a simpatia das palavras com que me recebeu no departamento onde era associado sénior. Hoje, é sócio do seu próprio departamento. Tem pouco mais de 40 anos. Hoje olhei para o V. e vi um homem velho, acabado. E assustei-me. Porque não passou assim tanto tempo desde a primeira vez em que o vi.

Falo do V. como poderia falar da maior parte das pessoas que aqui trabalham. E decidi que não quero envelhecer aqui...




Sem comentários:

Seguidores

moranguinhos

Este blog possui actualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo